Vinho Luca Double Select Syrah

Vinho Luca Double Select Syrah

Cor púrpura bonita. O nariz é como entrar em um sala de poker: aromas de charuto, couro e carne defumada, é de encher o nariz com notas de carvalho tostado, chão da floresta e bicarbonato de especiarias. Taninos bem estruturado formam grandes sabores de frutas de compota de amoras, cerejas pretas temperadas, pimenta preta moída e apenas uma sugestão de ruibarbo. Final exuberante, longo e adorável. 
Ideal para carnes grelhadas ou defumados tais como carne de vaca, porco e cordeiro, e pratos preparados com queijo suave ou cogumelos selvagens.

Laura Catena teve a visão de criar uma nova geração de vinhos argentinos: pequenas quantidades, qualidade artesanal e fiéis a seus terroirs individuais. Ela começou com alguns dos melhores frutos da Argentina a partir de baixo rendimento, vinhas de alta elevação. State-of-the-art (estado da arte) de vinificação e envelhecimento em carvalho (principalmente francês), com isso elevou os vinhos a um nível de qualidade exigido pelos verdadeiros conhecedores de vinho. As misturas varietais finais entregam o poder, juntamente com a complexidade e sutileza. Eles são a expressão máxima de uma gestão rigorosa, experimentação vitícola, rígidos controles de irrigação, vinificação qualificada, e uma busca de qualidade a qualquer custo. Seus lançamentos atuais incluem Syrah, Beso de Dante, Malbec, Pinot Noir, Chardonnay.


Nomeado para meu filho mais velho, Luca é a primeira marca dedicada a mostrar o potencial de vinhas velhas da Argentina. O país tem uma riqueza de vinhas velhas, mas para sempre elas só foram usadas ​​para fazer vinho a granel, diz Laura. "Todo mundo pensou que para fazer um bom vinho, você precisava plantar suas próprias vinhas, porque os agricultores nunca iriam ser confiáveis para cortar os rendimentos e podar o suficiente para fazer grande vinho. Eu pensei, eu não tenho 50 anos, e eu quero vinhas velhas. Então encontrei uma maneira de persuadir alguns produtores a cortar culturas e produzir melhores uvas. Os resultados são os vinhos surpreendentes de Luca, que se tornaram mercadorias quentes aqui, na Argentina, no Brasil e, de todos os lugares, Dinamarca, sob o rótulo Luca.

Laura faz vários vinhos varietais diferentes, todos com equilíbrio impecável, excelente concentração e graça extraordinária. Eles podem ser os melhores vinhos que saem da Argentina hoje".

Laura Catena - Biografia

www.santaemilial.net.br
Laura Catena
Eu nasci em Mendoza, Argentina, "la Tierra del Sol y del vino" ("terra do sol e do vinho"), a província onde os vinhos mais famosos da Argentina são criados. Mendoza é uma terra de beleza deslumbrante, um deserto ladeado de montanhas onde os rios alimentam um oásis abundante de videiras, árvores de noz, nectarinas, tomates, alho e todos os tipos de legumes e frutas. Se alguma vez houve um paraíso para vinificação, Mendoza é ele.
Pertenço à quarta geração de uma família de vinificação argentino-italiano. Em nossa família, a entrada de uma criança para o mundo da vida adulta é marcada por um gole de vinho aveludado vermelho  misturado com soda em casa do meu avô. Vinho definiu minha vida. Meu bisavô fundou a vinícola Catena Zapata aqui em Mendoza em 1902 depois de emigrar da Itália. Meu pai, Nicolas Catena, um enólogo de terceira geração, ajudou a viticultura em Mendoza; ele é muitas vezes referido como "a Robert Mondavi da Argentina." Hoje, a nossa adega é conhecida internacionalmente por suas safras altamente cotadas e por seu papel pioneiro na revolução do malbec argentino.

Minha infância foi vivendo em Mendoza, mas eu também passei uma boa quantidade de tempo em Buenos Aires, Califórnia, Nova York e Paris, estudando idioma e visitai museus, casas de ópera e teatros com minha mãe,  obcecada pela cultura .

Em 1982, meu pai, Nicolas Catena, que também é economista, assumiu um cargo de professor na Universidade da Califórnia. Minha família mudou-se para Berkeley e meu pai vivia entre lá e Mendoza, onde continuou a supervisionar a operação vinícola familiar. Ele foi, coincidentemente, o tempo da revolução de vinhos Napa, e meu pai, inspirado pelo que viu, embarcou em uma jornada para redefinir a vinificação e viticultura de volta em sua terra natal. Durante as próximas duas décadas, ele foi o pioneiro a ascensão do vinho argentino no palco do mundo do vinho.



Após terminar o colegial em Berkeley, participei de Harvard onde estudei biologia (graduando-me magna cum laude). Na idade de 21, o verão antes de começar a faculdade de medicina, meu pai me convidou para viajar para Bordeaux, na França, com ele como seu tradutor. Não fiquei eternamente apaixonada por vinhos franceses, arte francesa, e as tradições de vinificação francesa, onde as uvas feitas a partir de vinhas velhas são o material de vintages sublimes. Passei a frequentar a faculdade de medicina em Stanford. Até o momento eu completei minha formação médica com especialidade de emergência em 1995, eu tinha conseguido provar a maioria dos vinhos emblemáticos do mundo e estava me tornando cada vez mais envolvida no programa de investigação em Catena Zapata.

Durante todo o meu tempo na escola de medicina, meus pensamentos voltaram novamente e novamente para os vinhedos de Mendoza. Eu ficava cada vez mais encantada com as virtudes de vinhas velhas. Os franceses acreditam que um vinhedo de idade (pelo menos 25 anos de idade) lhe dá melhores uvas. Naquela época, a sabedoria convencional entre os enólogos líderes em Mendoza colocava pouco valor em vinhas velhas, e ainda menos sobre comprar uvas de cultivadores, eram sinônimo de vinho de má qualidade. Depois de visitar grandes regiões vinícolas do mundo na França, Itália, Califórnia e África do Sul, no entanto, eu estava convencida de que a sabedoria convencional na Argentina foi ultrapassada.

Então, dez anos atrás, eu andei para as estradas vicinais de Mendoza, vasculhando o campo em busca de vinhas velhas. Para minha surpresa e alegria, eu descobri dezenas de pequenos vinhedos da família, de propriedade independente plantadas com videira-malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon. Estas vinhas foram um trabalho de amor: Os produtores mal foram capazes de fazer face às despesas, e a maioria das videiras velhas estavam sendo vendidas mais barato a granel. Imagine um pintor talentoso que passa seu tempo pintando paredes e não quadros, porque ninguém reconhece o trabalho dele. Eu pulei na oportunidade de trabalhar com esses produtores para elaborar vinhos artesanais utilizando as suas uvas de videiras velhas. Essa viagem profunda em Mendoza não era apenas sobre a descoberta de vinhas velhas cuidadas por viticultores apaixonados; era, para mim, uma viagem emocionante em um dos paraísos mais intocadas do mundo. É uma viagem de descoberta que nunca me canso de compartilhar com os outros. Em 1999 eu fiz meus primeiros vinhos Luca, em homenagem a meu filho. Dez anos depois, as uvas de videiras velhas vieram através de: Luca Malbec 2007, foi nomeado um dos 100 melhores vinhos do mundo em Wine Spectator.

Vinho Luca Double Select Syrah
Vinho Luca Double Select Syrah


Hoje,a  adega da família, Bodega Catena Zapata, é conhecida internacionalmente por seus vinhos altamente cotados e por seu papel pioneiro na revolução do malbec argentino. No Catena Zapata, em meu papel como presidente, eu supervisionei as operações, as exportações, e estou intimamente envolvida com a nossa viticultura e programa de enologia, incluindo as misturas e seleções de lote das vinha para todos os nossos vinhos. Estou orgulhosa de que, apesar da grande quantidade de vinícolas e consultores de propriedade estrangeira na Argentina, o exportador mais importante do meu país é a nossa própria família argentina, 100% de propriedade vinícola Catena. Para mim, fazer e promover os nossos vinhos é uma missão semelhante ao de um embaixador, cujas responsabilidades vão muito além de todos os objetivos financeiros.

Atualmente moro em San Francisco e fico cerca de um terço do ano em Mendoza. Eu sou uma vinicultora, uma empresária, uma médica praticando medicina na UCSF Medical Center, uma mãe de três filhos, esposa de Daniel McDermott, outro médico, e uma embaixadora mundial para o vinho argentino. Eu também sou uma autora (Vino Argentino é o meu primeiro livro) e ainda sou uma boa dançarina de tango. Eu sou guiada em todos os meus esforços por parte dos princípios da inovação, trabalho duro, e respeito e bondade para todos aqueles em meu caminho, sê um paciente, um membro da família, um colega de trabalho, cliente ou parceiro de negócios. Minha filosofia pessoal é a de ser "dura com problemas, suave nas pessoas", um credo que eu acredito que poderia (se não deveria) ser aplicado a todas as facetas da vida.

Dicas para beber vinho tinto
O lugar no qual você armazena seus vinhos deve ter temperatura entre 15 e 18 graus.
É bom deixar o vinho tinto respirar um pouco antes de servir. Em caso de vinhos mais velhos é preferível deixá-los respirar por ao menos uma hora antes de beber.
O vinho tinto não deve ser aquecido nem resfriado com procedimentos artificiais.
Para a temperatura do vinho tinto ficar ideal, deixar algumas horas antes de servi-lo exposto à temperatura ambiente, desde que não superior a 20ºC. Esta operação é conhecida pelo termo internacional "Chamber"
Para servir vinhos tintos, nunca encher mais que a metade da taça.
Para o serviço de vinhos tintos em uma refeição deve-se levar em conta seu caráter, primeiro os mais suaves depois os mais estruturados.

Para saber mais: aqui

0 comentários: